domingo, 17 de março de 2013

OS CICLISTAS


 

São aqueles que praticam ciclismo. De tanto praticarem, até ficam com o jeito.

Se repararem na figura que fazem, notam que vergam a cabeça, com vénias constantes e dão pontapés, para baixo. Podemos compará-los a certas chefias, que temos, que passam a vida a vergar a cerviz e a dar pontapés, nos subordinados, fingindo uma coragem, que não demonstram, perante os mandantes, da moda.

Ao tripularem a bicicleta do dia-a-dia pervertem, por completo, o seu papel que seria o de estarem ao lado dos que chefiam e, não montados em cima deles, para agradarem aos mandantes.

Alguém nos perguntou; quanto tempo vai decorrer, antes que esta moda passe?

 Sinceramente não sabemos, porque os velhos chefes, que se vão reformando, estão a ser substituídos, ou por médicos, ou por Enfermeiros, a eles submissos – os tais ciclistas, que ainda são mais demolidores e confusos, para a Profissão. 

O sonho dos “piscos” é terem a sua enfermeira privativa, tentando criar um novo modelo de fazer Enfermagem. Encontram-se com alguma frequência, nas USF dos Medicofamiliares.

Mas a última novidade, anda por aí, a campear, com a colaboração ingénua dos referidos ciclistas. Entrou de rompante, um caudal de internistas, de porta micróbios às costas, não vá alguém confundi-los com enfermeiros, por isso o crime disseminador da bicharada, compensa.

Não obstante, convencem as Enfermeiras a passarem para as mãos dos internistas o que sabem; querem aprender a dar injecções, a fazer pensos e tudo o que os Enfermeiros fazem. E os responsáveis fictícios pedem a colaboração prestimosa dos seus colaboradores subordinados. Por este andar, um dia rifam-nos.

E se estes subordinados de responsável irresponsável, por um breve lampejo de sabedoria e prudência, disserem não à responsável/nada disso, e mandarem os internistas metrem a viola ao saco?    

Que dirá a isto o JMS, esse laborioso bastonário da OM?

Ele que é tão cioso da receita e do receitar?

Bem se esforça o SE para criar postos de trabalho para os Enfermeiros, mas os que metem nas mochilas dos médicos o seu saber; os que ensinam os autocuidados, nem dão conta dos erros graves, que estão a cometer, ao destruírem pouco a pouco a Profissão, onde parecem estar de passagem e sem compromisso.

Sem comentários:

Enviar um comentário