sexta-feira, 7 de junho de 2013

FLAGARNTES DA VIDA REAL


A Maldição do Dr. Pisco

As chefias de Enfermagem desde a maldição do Dr. Pisco {Só não sei o que hei-de fazer das Enfermeiras chefes, dizia o monstro, na sua missão aziaga} que a sua vida se transformou num inferno, onde tudo pode acontecer.

A curiosidade levou-nos, ontem, aos 5 dias do mês de Junho, à Unidade de Saúde Paulo Orósio, onde tivemos a desagradável surpresa de ver ressuscitada uma prática que julgávamos erradicada; um Enfermeiro ou Médico que quisessem abandonar, nem que fosse por momentos o posto das Caixas para irem tomar um café, à tasca da esquina, tinham de pedir à servente de serviço que era o último elo da cadeia hierárquica, cuja pirâmide de comando tinha o "Encarregado de Posto no vértice da dita e, depois, seguiam-se os assistentes do "chefe encarregado" que acabavam na servente, assim se designavam, na época, os Assistentes Operacionais dos nossos dias.
Não obstante as mudanças de nome, as cadeiras e os tiques são os mesmos. Dada a curiosidade com que uma dessas empregadas de Empresa "outsourcing", contratada para fazer as limpezas, usa a esfregona seca, como qualquer comandante de submarino usa o periscópio, para explorar o espaço , à sua volta e transmitir as visões tidas e havidas ao "Encarregada/o" de Posto, a fim de esta traçar a rota; fui apresentar-me como o sindicalista de serviço em visita de rotina, ao local
Não há dúvidas que, uma desgraça, nunca vem só; o grupo de excelentes profissionais é, exactamente composto pela a maioria das rejeitadas pelos ceguetas da Mellos & Mellos, que fez Escala em Braga.
A referida servente periscopista, não admite, na sua missão de espreitar, que a Enfermeira chefe a mande espreitar o pó que se acumula em todos os cantos e recantos do serviço que chefia.   Quando fez uma tentativa de a mandar limpar, como deve ser limpo, um serviço, onde se prestam cuidados de saúde, levou um raspanete como primeiro e último aviso: Não tem nada que dar ordens a esta "limpadeira". Só o chefe da Empresa a que ela pertence  por sinal, muito competente, é que lhe pode dar ordens; nem eu (dizia a piramidal "encarregada"), posso dar-lhe ordens, quanto mais você (a Enfermeira Chefe) ? 
Atendendo à responsabilidade inerente ao cargo que a Enfermeira Chefe desempenha, é criada uma situação embaraçosa, pois em consciência, a dita limpadeira/vigilante pode não ter a noção do que representam as salas de tratamentos da Enfermagem;
A Encarregada de Posto, à velha maneira reciclada, pode não saber;
A vogal do CC pode não estar interessada nisto e na importância que estas coisas têm.
Mas a Enfermeira Chefe, desambientada, sofre com estas desconsiderações que a maldição de Pisco proporciona.
Assim vai a nossa Assistência Primária (CSP).                                                                   

1 comentário:

  1. E perdem os enfºs os tomates, batatas, alfaces, enfim toda a sua horta, a estes usurpadores, quendo muito disto se resolvia, se se dessem conta de que a sua (dos enfermeiros) enxada, é pesada e aguda!
    Tristeza...

    ResponderEliminar