terça-feira, 23 de julho de 2013

OS HORÁRIOS DOS ENFERMEIROS

Falar em horários de Enfermeiros é um risco, a vários títulos, arriscado pois deve ser das coisas mais anárquicas que o Sol, astro-rei, ilumina para outros ensombrarem.
Comecemos pelo Ministro da Saúde e seu ar triunfal ao dizer a pseudo-negociadores que 10 mlil Enfermeiros já estão com horário de 40 horas.
Não disse foi que usou uma versão curta e atenuada do que  fez para os Médicos (Ai as corporações a quanto obrigam...menos a nossa, claro).
Eles não têm 40 horas, porque se tivessem 40 horas para que seria o suplemento?
Depois são as fazedoras de escalas de serviço, que já se esqueceram, se algum dia alguém lhes lembrou, o que são intervalos entre turnos e entre semanas de trabalho: não menos de 12 horas de intervalo, no descanso entre turnos; não menos de 48 horas de folgas entre semanas de trabalho e não mais de 5 turnos por semana.
Mal o carrasco começou a anunciar as 40 horas logo o grupo dos vampiros que se alimentam do sangue e suor dos Enfermeiros, começou a fazer contas sem se aperceber que a maior parte dos Colegas, já pratica horário muito superiores a 40 horas semanais.
Basta olhar para o fim das escalas e ver os saldos.
É óbvio que estamos a traçar um plano eficaz para exigir respeito pelos horários dos Enfermeiros, começando por impor o cumprimento das escalas desde que são feitas até que terminam.

Um daqueles terroristas de cara tapada pensando que nós estamos quietos e calados quanto a esta matéria, como ele, já nos provocou.
Pelo toque pareceu-nos um daqueles que fazem as escalas perversas.
Pode ir ver a Convenção 149 da OIT, neste mesmo blogue, que dá algumas garantias aos Enfermeiros, quanto à manutenção das 35 horas semanais.
O Ministro da Saúde está, de certeza, mal informado. Que escolha mais bem os seus conselheiros, pois tem poderes para isso.
Entretanto vão-nos mandando fotocópias de horário para nós enriquecermos os estudos que estamos a fazer, com dados concretos.
As vítimas que não tenham medo pois a melhor defesa contra o medo é o ataque.
Vai ser uma guerra digna dos protagonistas.
Vejam quanto os outros ganhavam por irem dormir ao Hospital, enquanto a Formiga Enfermeira suporta 10 vezes o peso que pode suportar, sem se aperceber cabalmente de que é ela que faz quase todo o trabalho sem reconhecimentos, até da própria, de tão atarefada que anda.

Sem comentários:

Enviar um comentário