domingo, 21 de julho de 2013

SE QUISER RESOLVER... ENTREGUE AOS ENFERMEIROS



NB: Já dizia o falecido [...] nomeia um grupo ou comissão (vai dar ao mesmo).
Este impasse de faz grupo, produz relatório, cria impasse, aguça apetite de mudar, para tudo ficar na mesma.
Não ouvem o que a gente diz e depois diabo castiga, porque tudo o que o Sr. Ministro quer mudar assenta como uma luva nos Enfermeiros, mas não a fingirem de surdos mudos, porque se falam substituem-nos.
A MAC, o Antoninho e o Joaozinho são 3 brilhantes exemplos de como a a medicina é uma ciência "sui generis", que não pode ser exercida em qualquer lugar. Nerm na presença de companhias indesejadas e ou indesejáveis.
Cada cientista é um Hipócrates em potência, na sua ilha de Cós.
Nós bem dizemos onde estão alguns buracos (não muitos para não assustar); mas tapá-los traria economia para os nossos impostos, mas ocasionaria um prejuizo letal, para quem trabalha à comissão.
De quando em vez abre-se uma porta que apanha um distraído ou amador mal (in)formado na arte.
Mas isso são migalhinhas embora se diga que migalhinhas são pão também...
Até podemos dizer ao Sr. Ministro onde pode ir buscar nomes para renovar o que precisa de renovar.
Enquanto andar na orla de comissionistas reais ou potenciais, cada passo é um resvalar.
 
Há quem não goste de ler isto e diz aos nossos colegas que aqui se fala assim ou assado, querendo transformar este Sindicato dos Enfermeiros, numa associação de boas maneiras.
Mas nós já somos de boas maneiras, mas noutro sentido, que é de não deixar abusar dos Enfermeiros e de tudo que colide com eles, directa e indirectamente, como são os exemplos que aqui vamos expondo, para quem quiser ler.
O que queriam dizer é que; haver na Enfermagem quem veja tanto ou mais que certos peritos consagrados e até lhes corrijam os erros. Isso perturba-os, mexe com eles, lá no íntimo, porque contrasta com a ideia que formaram de Enfermeiro. Contudo, a culpa não é nossa ; é de quem lhes deu a informação errada. Não sendo o "superomem", que diz o massagista, é pedra de toque; é estrutura. Constatarem isso, fere-os. Problema seu... 
Coriolano Ferreira, um dos maiores vultos da organização organizada da saúde, dizia aos aprendizes que o escutavam como alunos:
«se quiserdes ter sucesso na administração de serviços de saúde deveis manter do vosso lado, as Enfermeiras, sobretudo as chefes».
 
Para saber o que entendemos por liberdade de expressão iremos dar a conhecer a quem não souber o que fez Diógenes contemporâneo de Platão, quando fundou a sua escola de ética que ficou conhecida como escola de "os cínicos". Porquê o nome; porquê adorada por uns, odiada por outros. A liberdade de expressão e a crítica.
Sobretudo procurava de candeia acesa em pleno dia, em Atenas, um Homem.                     

Sem comentários:

Enviar um comentário