quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SE FOSSE COM MAIS ENFERMEIROS E...

NB: São cada vez mais preocupantes os esforços que estão a ser pedids aos Enfermeiros um pouco ou um muito por todo o lado.
Mas deste ninguém se lembra.
Mas o valor destes, em Portugal começa a ser preocupação muito séria.
A destruição da sua carreira leva a que muitos Enfermeiros a meio do seu percurso estejam a emigrar.
Mas, por outro lado, não entram os substitutos, porque os Enfermeiros ainda não descobriram a maneira de chamar a atenção dos autarcas, que preferem gastar com pessoas do que com piscinas, desde que essas pessoas sejam Médicas e de preferência em unidos em USF, onde a percentagem da câmara sobe para 75%. A FNAM e a Associação das USF, onde o Sindicato dos Médicos do Norte tem feito um bom incremento, que já vem do RRE que Pisco piscou e adoptou.
Claro que se não forem Aroucos levam mais uma segunda residência ou despesas para deslocação, mas se forem Aroucos levam o mesmo subsídio de residência e deslocação.
O que é preciso é manter bem alto o hipocondrismo natural e fazê-lo desenvolver até à cronicidade.
Vamos fazer uma visita, amanhã, aos nossos colegas e saber por que razão a Câmara nem uma palavra sobre Serviços de Enfermagem, nem um cêntimos de apoio, mesmo aos que são da terra.
Será que para aquele presidente de câmara eleitorando há uma tão grande diferença entre actos médicos e actos Enfermeiros?
Será que para aquela câmara os nossos Serviços são tão insignificantes?
Onde terá ido ele aprender uma tão grande preferência por uma USF?
Esta referência faz-nos supor que trás água no bico e a marca de origem USF, que se destina a manter um certo tipo de Médicos calados, não todos, com as alterações que se vão fazendo. Digamos que se trata de comprar silêncios ou transformá-los nos enlatados USF.
Isto é espantoso e enganador.
Ler estas coisas tão evidentes não trazem sossego a  qualquer Enfermeiro, muito menos a nós, que nos confrontamos com as injustiçºas e maus tratos e desprezos que estão a dar aos Enfermeiros.
Temos que adequar uma vacina e administrá-la para erradicar esta epidemia de injustiças em série.
A vacina está pronta; precisamos de voluntários para fazermos as primeiras experiências.
Arouca onde há dinheiro a rodos, que também vêm dos nossos impostos talvez também se faça uma UCC, que é menos dispendiosa e mais eficaz.
Esta coisa monstra de permitir aos presidentes de câmara pouparem na farinha e gastarem no farelo, sem perceberem patavina do que é essencial em saúde e em doença, revela bem a facilidade com que se manipula o povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário