quarta-feira, 9 de outubro de 2013

OS C I T

Para quem não saiba, os Contratos Individuais de Trabalho (CIT) passaram a ser a forma de emprego dos jovens Enfermeiros, em dificuldades de emprego.
Todos eles foram feitos à margem das normas da negociação colectiva, espezinhando os mais elementares direitos humanos e cívicos dos jovens Enfermeiros.
Pessoas sem escrúpulos instaladas na cadeia do poder, têm estado a dar um mau exemplo aos profissionais em crescimento pessoal e profissional anómalos, por essa razão.
À custa própria e com muito sofrimento, já sofrido, vão descobrindo qual é o papel da Ordem dos Enfermeiros quanto à sua situação profissional.
Por défice de formação escolar, não conheciam:
1. Qual o papel dos Sindicatos profissionais e horizontais nas suas vidas de profissionais;
2 . Quantos Sindicatos há no país;
3 . Quais as linhas com que se cosem, isto é;
4 . Qual a sua linha sindical.

Tal como os partidos políticos os Sindicatos de todo o Mundo Livre têm uma matriz de origem que seguem, quando actuam. Por exemplo os da linha marxista usam como formas de ataque: a greve, a sabotagem, a coacção;
Os da linha reformista também usam a greve mas não a sabotagem nem a coação;
Os da linha social cristã usam pouco a greve e mais as negociações.
Isto é só para dar umas pinceladas, no que a escola podia discutir e não discute nem promove a discussão coartando a possibilidade aos alunos de virem mais bem informados para a vida profissional.

Resolver os problemas desdte Colegas vítimas de exploração desavergonhada e não legítima, muito menos legal.

Mas são eles que têm de se aproximar do SE, pois muitos não sabem da sua existência e modo de actuar.

Sem conhecermos o problema e o dono dele não temos a noção real desta problemática.
Lembramos que não temos a mínima responsabilidade pelo tratamento desigual que estão a ter, por isso tragam só uma pedra e não venham com duas pedras na mão, para atirarem a este Sindicato - SE.
Para sermos mais eficazes devem dar-nos a conhecer o problema, a isntituição, os contratos que fizeram e sobretudo, ajudarem, participando connosco na definição das formas de luta que não reduzam o vosso magro vencimento (há dias umn colega anónimo dizia que eu falei que ganhavam mais 200€ e não,  eram e são 167€), mas que demonstrem que sem o vosso trabalho e inteligência nada funciona.
Para haver sucesso temos de abandonar a táctica de tapar os buracos; devemos deixá-los abertos e a berrarem por solução.
Ponham os olhos nas listas de espera, sem vergonha, nem temor e copiem o estilo. É barato e dá milhões.
Usar a inteligência não é crime; é ser inteligente.

Sem comentários:

Enviar um comentário