segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

USF PARA USF

Bom dia
na reunião com a CGTP houve uma preocupação grande em mostrar que o nosso problema ( reconhecido como importante) é apenas mais um dos muitos semelhantes que têm recebido, com compromisso assumidos com grupos profissionais, que levam as pessoas a tomar decisões em termos de carreira / reforma, e depois tirarem o tapete de baixo dos pés, alterando completamente o compromisso, por vezes com redução do rendimento superior a 60%. 
Também nos foi dito que esta decisão neste momento não é por acaso, procurando uma ocasião de menor mobilização ( mas não nos conheciam...) por causa do período de festas, e que isto é só o inicio do que deve estar a ser preparado.
Relativamente ao relatório, e aos suplementos ou prémios, devemos lembrar e dar a conhecer em comunicado á imprensa ou como a USF AN entender melhor, que estes suplementos remuneratorios, além de estarem contratualizados, têm poupanças para o Estado que não dependem apenas de aumentos de acessibilidade  e eficiência.
O cálculo dos suplementos do relatório exclui horas extraoordinárias que, embora limitadas, continuam a ser pagas. Lembram-se ainda do que se gastava em horas extraordinárias antes das USF, com SAP, AC, e quejandos? 
Nas USF, além dos direitos há deveres e assumir este modelo  remuneratorio implicou abandonar um ordenado base confortável de 42 horas, passando a fazer desde então as horas necessárias a cumprir os objectivos contratualizados, o que na maioria das unidades representa as actuais 40 horas há muito tempo ( para todos os profissionais). Mas representa também garantir resposta no dia a todas as situações de doença aguda acabando com a necessidade de SAP e AC para resolver este problema. Qual a poupança do encerramento destes serviços?
Numa simples conta de merceeiro digo que hoje a ARS paga por mês à USF Marginal para estar aberta ao sábado 4 horas ( reduziram o horário) cerca de 1400 euros, o que significa consultas programadas e do dia prestadas por 6 profissionais ( 2 de cada grupo profissional) de forma rotativa, e isto é 1/4 do que me pagavam em 2008 , por ser chefe de serviço, para fazer 6 horas de AC em Cascais a um sábado. Pagavam-me por 6 horas, não por m~es, e pagavam a outro médico e mais dois enfermeiros e um secretário clinico. Eaém de pagarem 12 horas de sábado, pagavam 6 horas à semana para dar resposta às situações de doença aguda que não obtinham resposta. 
Hoje recebo 84 euros por mês para garantir a minha parte na escala de sábados.
Nem todos têm alargamento de cobertura, mas todos garantem IS , porque legalmente os profissionais das USF, independentemente do modelo, durante os 1ªs 15 dias têm que garantir a resposta às situações de ausência de outros profissionais, e por isso nas USF se alguém adoece, o trabalho continua a ser feito sem pagamento de horas extraordinárias. Na Marginal os secretários estão a substituir uma colega ausente por doença há cerca de um ano, e ninguém se recusou a fazer sábados pela colega, embora o pagamento seja o mesmo.
Vão deixar de pagar a remuneração de acordo com o modelo legislado, e passar a pagar horas extraordinárias em todas estas situações, ou vão pura e simplesmente permitir que a qualidade assistencial atingida volte ao nível anterior? Porque não se trata de dizermos que como bom profissional vou continuar a trabalhar bem, eu antes da USF individualmente trabalhava de forma semelhante à actual, a diferença é o modelo organizativo que hoje temos, e esse passa por um contrato e não pela minha boa vontade.
O único prémio de desempenho que as USF recebem, quando recebem e quando lhes pagam, são os incentivos institucionais. Desses não ouvimos falar , mas também ninguém sabe muito bem onde pára parte desse dinheiro em muitos dos casos.

Ana 


Sem comentários:

Enviar um comentário