sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

NOTÍCIAS - SEGURO INSATISFEITO COM OS NOSSOS CORTES

Seguro "insatisfeito" com "cortes cegos" no Serviço Nacional de Saúde

Publicado em 2014-01-20

 0 0 0
O líder do PS manifestou-se, esta segunda-feira, "insatisfeito" com o Serviço Nacional de Saúde, por haver "cortes cegos" a criar problemas de acessibilidade e falta de resposta a idosos que chegam "com fome" e complicações de saúde às urgências.
foto HELDER SANTOS / ASPRESS / GLOBAL IMAGENS
Seguro "insatisfeito" com "cortes cegos" no Serviço Nacional de Saúde
António José Seguro
António José Seguro, que falava em Torres Vedras, onde visitou o hospital local que conjuntamente com o de Caldas da Rainha integra o Centro Hospitalar do Oeste - CHO, disse não poder "estar satisfeito" com o SNS, antes se mostrou "bastante preocupado", quando em causa está "o tempo adequado" e as condições para a prestação dos cuidados de saúde.
No hospital de Caldas da Rainha, segundo Seguro, encontrou uma "doente indignada por estar numa cama no corredor das urgências".
O secretário-geral do PS alertou, também, que "há casos de idosos que, quando chegam ao hospital, a primeira pergunta que fazem é quando lhes dão comida".
Para António José Seguro, além dos problemas de saúde da população sénior, há "um problema social criado pelo facto de as pessoas terem menos rendimentos", aos quais o Estado tem de dar resposta, "para que as pessoas sejam tratadas de forma adequada".
"Quando se fazem cortes cegos na saúde, as consequências negativas estão à vista", criticou, defendendo uma gestão mais integrada, não só entre hospitais e centros de saúde, mas também com unidades de cuidados continuados que possam receber mais idosos.

Tribunal Europeu dá razão a português por falta de julgamento justo

Publicado em 2014-01-21

 1 1 1
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos decidiu, no âmbito de uma queixa apresentada por Gustavo Jorge Gramaxo Rozeira contra o Estado português, que Portugal violou a norma que garante o direito a um julgamento justo.
Em causa está o facto de o queixoso, após ter interposto um recurso para o Tribunal Constitucional (TC), não ter sido informado do resultado de diligências efetuadas por este tribunal junto do Governo sobre documentação que interessava ao processo.
O queixoso, nascido em 1978, no Porto, foi recrutado, em março de 2002, por tempo determinado (contrato por um ano, renovável por período de dois anos), pelo Instituto Politécnico do Cávado e Vale do Ave, cabendo a decisão de renovação de contrato a deliberação favorável do Conselho Científico.
A 29 de setembro de 2003, o Conselho Científico do Instituto aprovou a renovação do contrato, autorizando-o contudo a tirar uma licença sabática por um período de um ano, tendo o seu regresso ao trabalho ocorrido a 28 de julho de 2004.
A 11 de janeiro de 2005, Gustavo Gramaxo Rozeira pediu a renovação do contrato, tendo sido informado, por carta de 15 de março de 2005, que o seu contrato com o Instituto tinha expiradop e que o Conselho Científico não tinha dado parecer favorável á recondução.
A 31 de março de 2005, o trabalhador moveu uma ação no Tribunal Administrativo de Braga argumentando que o seu contrato devia ser tacitamente renovado e invocando a inconstitucionalidade orgânica e material de algumas das normas que lhe haviam sido aplicadas pelo Instituto.

Comer macacos do nariz pode fazer bem à saúde

17/01/2014 - 12:08

Se a sua criança passa a vida com o dedo do nariz, não desespere. Embora nojento, este hábito não é tão descabido como se pensa. Scott Napper, um investigador canadiano, acredita que os germes que se acumulam no nariz podem ser benéficos para a saúde, avança o portal Boas Notícias.

De acordo com a agência Canadian Press, o investigador e professor de bioquímica da University of Saskatchewan, afirma que o muco tem a capacidade de reter germes, impedindo que estes entrem no nosso corpo. No entanto, o consumo desse tipo de germes vai tornar o sistema imunitário humano mais resistente aos mesmos germes.

Scott Napper, pai de duas meninas e que também é investigador sénior da Organização de Vacinação e Doenças, afirmou ainda que os pais não devem repreender as crianças quando elas comem macacos, já que esta acção traz contributos positivos para o organismo humano.

O investigador pretende comprovar estes dados encontrando voluntários para prosseguir com o estudo, sendo que a ideia é comparar um grupo de participantes que tira e come macacos com outro grupo que não o faz.

No entanto este professor canadiano confessa que, mesmo em nome da ciência, a esposa não permite que as filhas comam macacos do nariz, pois ela “está empenhada em treiná-las para serem umas senhoras”.

Este não é o primeiro especialista que aponta para os benefícios deste hábito. Há cerca de 10 anos, o prestigiado pneumologista austríaco Friedrich Bischinger deu uma entrevista onde defendia que, além de reforçar o sistema imunitário, comer macacos é uma maneira mais eficaz de manter o nariz limpo e demonstra uma maior aceitação do nosso corpo.

Vacinação através de Nano-patch torna-se realidade. Adeus às Agulhas?

 Escrito por  

Nanopatch

A área da nanotecnologia avança rapidamente e tem tornado possível que os nossos telefones móveis sejam autênticos computadores de bolso com uma diversidade de funções impressionante.
Desta feita a nanotecnologia está yambém a permitir avanços importântes no campo da cirúrgia, da farmacologia direcionada, etc...Este projecto aqui apresentado na TED sobre uma anúnciada revolução no campo da vacinação é um exemplo excelente da sua aplicação no campo da saúde.
A vacinação poderá vir a ser:
- mais barata,
- sem dor,
- com maior potencial imunizador permitindo diminuir a dose individual
- e sem necessidade de cadeia de frio (o que dá muito jeito em países do terceiro mundo com climas quentes).
Nanopatch3 ca-nanopatch-wide-
Esta revolução pode bem vir a arrumar com a agulha e seringa tradicionais no campo da vacinação, mas certamente se vão seguir outras possíbilidade sterapeuticas, os resultados são promissores.
Será interessante acompanhar de perto o percurso desta tecnologia, nomeadamente pela facilidade de aplicação.

EUA querem limitar receita de paracetamol por lesões no fígado

EUA querem limitar receita de paracetamol por lesões no fígado


Sem comentários:

Enviar um comentário