quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

BULLYING JÁ ANDA NOS ENFERMEIROS/AS

Bulling dirigido aos Enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários por Enfermeiros, que vendem a alma ao Diabo, nos Conselhos Clínicos, com a reforma dos Cuidados de Saúde Primários, iniciada de forma agressiva, com Correia de Campos, surgem duas situações críticas:

Em 1º lugar, procede-se à destruição intencional da carreira de enfermagem e deixaram, à sua sorte, os Srs. Enfermeiros Chefes (que deixaram de o ser!) e, de seguida, instituíram os ACES, criando a figura, no Conselho Clínico, com o Sr. Enf.º Vogal do Conselho Clínico, que, infelizmente, na maior parte dos casos, não é mais do que um simples secretário do Sr. Dr. Médico do Conselho Clínico!

Como alguns destes pseudo Enfermeiros Diretores (pois esta é que seria a figura virtuosa!) querem ter algum protagonismo, vendem a alma ao diabo, por um prato de lentilhas!
E infelizmente, já temos relatos de Srs. Enfermeiros dos Conselhos Clínicos, que, para sobreviverem, às pressões das ARS e fazerem a sua “Prova de Vida” justificam, assim, o seu miserável “lugarzinho” coagindo e pressionados os enfermeiros, que não aderem às USFs, com ameaças várias de retaliação . A mais usada é a “deportação” para outras Unidades de Saúde distantes (Dizem eles dentro da distância legal…a ver vamos!) ou então a retirada de Utentes da Unidade, onde estes Enfermeiros, se sentem felizes e realizados, extinguindo, assim, o seu lugar!

 É óbvio que esta situação é geradora de stresse angústia e os Srs. Enfermeiros acabam por ceder e como?
Vem, depois, uma segunda fase, em que estes “Carrascos” da Enfermagem se acercam, de novo, destas frágeis presas e lhes propõe alinhar, nesta ou naquela USF, que não é do agrado do frágil Enfermeiro, mas sim do Enfermeiro do Conselho Clínico, que caprichosamente, promove estas USF, ao seu belo prazer, não respeitando, nem a vontade dos Enfermeiros, que aderem a estas USF, nem a vontade das Equipas das USF, que os recebem!
Primeiramente, criam o pânico, ameaçando, coagindo e depois da “presa” estar vulnerável, surgem como salvadores da pátria, com as suas propostas de um ”lugarzinho” numa USF, caso contrário irão “cumprir pena” para uma qualquer Unidade (desterro/distante)!
É esta a triste figura que alguns “ilustres” representantes da Enfermagem estão a fazer, nos Conselhos Clínicos!
 Basta desta gentinha cobarde!
(Francisco Peixoto Vogal da Direcção do SE)

Sem comentários:

Enviar um comentário