segunda-feira, 14 de abril de 2014

PARA UNS É LUTA CONTRA OUTROS QUE SÓ SE DEFENDEM, ATACANDO!...


Aqui está uma abordagem equidistante da receita, da comparticipação e da doutorice serôdia.
Podemos ter a certeza que o público começa a perceber o mais importante desta questão em que a receita de medicamentos não é a única coisa a rever.
Este Governo finge com o JMS que estão zangados e o resultado é mais uma punhalada nos Enfermeiros. Preparam mais um nojo, com um a fingir de zangado e ofendido na sua honra e o outro a fingir que vai pôr os Enfermeiros a serem isso mesmo; Enfermeiros.
Se não mudam temos de começar a dar cursos de rebeldia.
E não esqueçam que temos bons professores.,
Há dias, no forum que a TSF realizou sobre a VMER de Évora e as baldas das doenças súbitas, dos Médicos operadores de VMER, logo o JMS aproveitou a oportunidade duma discussão pública sobre uma coisa, para outra coisa; chamar a atenção para os magros salários auferidos por serviço tão exigente e arriscado, superando o Secretário de Estado Adjunto da Saúde, que repudiou o sentido mercenário da coisa.
Limitei-me a desdramatizar este problema, não obstante reconhecer a diversidade de remunerações segundo a versão do tamanho do mentiroso, de que os Enfermeiros são as principais vítimas e as mais mal pagas das mal pagas.
Se, quando não há Médico, escalassem 2 Enfermeiros, os sinistrados não ficavam mais mal servidos.
O académico que falou a seguir a mim logo classificou esta minha posição, sem saber que também chefiei, durante 10 anos as urgências do HSJoão, onde aprendi e ensinei muita coisa sobre esta matéria. E não se trata duma luta de Classe Enfermeira contra Classe Médica, como esse participante referiu, fazendo-me lembrar Santo Agostinho e a sua luta "Contra Académicos".
Trata-se do Medicocentrismo bacoco, em que o nosso país é bastante generoso:
Quando os Enfermeiros põem os dedos nas feridas de que sofre o SNS, se tocam, nem que seja ao de leve, na Classe Médica, trata-se de luta contra os Médicos, levada a cabo pelos Enfermeiros;
Quando os medos do JMS o levam a acusar os Enfermeiros a quem já chamou porteiros desnecessários e outras coisas, ninguém usa a palavra da "luta" dos Médicos, contra os Enfermeiros.
Não é que este pormenor afecte a nossa trajectória sindical e profissional, sem complexos nem receios; sobretudo preocupa-nos a visão errada e injustificada que o povo tem de Enfermeiros e Médicos, desconhecendo ou parecendo desconhecer o provérbio desse próprio povo: «De homem para homem não vai força de boi».
Com amizade,
José Azevedo  

Novo despacho reforça regras de gestão das VMER

por Lusa, publicado por Ana Meireles11 abril 20145 comentários
Novo despacho reforça regras de gestão das VMER
Fotografia © Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens
O Ministério da Saúde vai reforçar as regras e a gestão de recursos humanos que garantam a "operacionalidade permanente" dos meios de emergência pré-hospitalar, para evitar situações de inoperacionalidade das viaturas, num despacho que foi para publicação.
De acordo com um comunicado do Ministério da Saúde, com este novo despacho pretende-se melhorar a articulação da atividade de emergência médica e continuar a assegurar a eficácia de resposta à população, "fundamentais para o sucesso de toda a cadeia de cuidados médicos de emergência".
Este despacho revoga o despacho vigente, de 2011, reforçando as regras que garantem a "operacionalidade permanente dos meios de emergência pré-hospitalar, assegurando o seu regular funcionamento com a garantia da qualidade dos cuidados de saúde prestados, nomeadamente reduzindo os seus tempos de inoperacionalidade".
Assim, no sentido de reforçar as hierarquias e a gestão dos recursos humanos afetos à emergência, o diploma determina que os meios de emergência pré-hospitalar devem existir obrigatoriamente na rede articulada de serviços de emergência do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os Serviços de Urgência Polivalente e os Serviços de Urgência Médico-Cirúrgica devem integrar uma VMER (viatura médica de emergência rápida), enquanto os Serviços de Urgência Básica devem integrar uma ambulância SIV (suporte imediato de vida).
O despacho determina que a competência que médicos e enfermeiros têm em emergência médica (através da formação dada pelo INEM) vincula a sua disponibilidade como profissionais para assegurar a operacionalidade das VMER ou SIV.
"Em situações excecionais, por decisão fundamentada do dirigente máximo do serviço, todos os médicos e enfermeiros dos serviços de urgência das unidades de saúde com a formação específica em emergência médica ministrada pelo INEM podem ser chamados para integrar a escala de profissionais que asseguram a tripulação da VMER ou SIV, em detrimento de outras atividades hospitalares programadas".
O diretor do serviço de urgência (que fica na dependência direta do conselho de administração da unidade de saúde) fica responsável por garantir a operacionalidade permanente do meio, selecionar com o INEM os profissionais para as equipas e coordená-las, e garantir os postos de trabalho das tripulações em integração com a restante equipa do serviço de urgência.
O diretor do serviço de urgência passa ainda a garantir uma resposta imediata a qualquer acionamento dos meios pelo CODU, manter uma lista atualizada de todo o pessoal capacitado para a tripulação de VMER.
Este responsável terá ainda que apresentar mensalmente ao INEM, até ao último dia útil do mês anterior ao que o horário respeita, a escala de profissionais que asseguram as tripulações dos meios de emergência pré-hospitalar, e respetivos substitutos, aprovada pelo conselho de administração da unidade de saúde.
Este despacho responde ainda a conclusões preliminares de um processo de averiguações da Inspeção Geral de Atividades em Saúde às inoperacionalidades das VMER que está em curso, avança o ministério.
Este novo despacho surge na sequência da falha de uma VMER, em Évora, que esteve inoperacional durante um acidente rodoviário ocorrido no domingo à noite e no qual morreram dois homens, de 46 e 52 anos, que ainda foram assistidos por uma tripulação de bombeiros de uma ambulância de Estremoz.

Sem comentários:

Enviar um comentário