domingo, 31 de agosto de 2014

UM MÉDICO RECONHECIDO

Há nos CHUC um especialista dos especialistas; Manuel Antunes de seu nome, que rasga e cose corações sofridos, a quem já tive necessidade de alertar para certas maneiras de ver os Enfermeiros, alguns dos quais foram especializados nas mais prestigiadas escolas do país e do estrangeiro e a quem, em tempos, tivemos o privilégio de gravar lições soberbas sobre  o coração, dá, agora mostras de ter entendido o nosso pensamento, que era pôr os Enfermeiros ao seu nível.
Sem aqueles Enfermeiros aquele Mestre não tinha os êxitos que tem.
À sua maneira e jeito ele reconhece-o. Nós só discordávamos do método pouco explícito, que usava.
Colega atenta, transmitiu-me que o ilustre cirurgião disse mais ou menos isto, para compensar as bacoradas que o Sr. De Pombal:
[Os Médicos deviam respeitar mais os Enfermeiros, porque foram eles, numa época (de pré-proletarização) em que os Médicos não eram funcionários, que ergueram o SNS].
Segundo a Colega atenta, tal afirmação foi feita numa entrevista que o Prof deu. Mas não me soube dizer nem a quem, nem quando.
Não nos surpreende, pois os Médicos que fazem coisas diferentes na Medicina, sabem como devem estar reconhecidos aos Enfermeiros.
Se alguém, que costume passar as vistas por este blogue, souber localizar essa entrevista, fico imensamente grato se fizer o favor de me dizer quando e onde, para lhe dar o nosso relevo.
E convidá-lo a dar uma lição ao Sr. Dr. Bernardo de VilasBoas, para que ele convide, por seu turno as possidoneiras-pataqueiras, que são mais conhecidas por COORDENADORAS DE USF OU UCSP.
Precisam de saber urgentemente que, quando o Dr. Arnaldo Sampaio lançou o PNV e a SP, foi às Enfermeiras que recorreu, que hoje se confunde com a actividade dos Médicos.
E o Prof. Gonçalves Ferreira, que os comunistas radicais sanearam, depois de regressar do brilhante trabalho que fez em Moçambique, na Universidade emergente, daquele jovem Estado Independente, desconhecendo que era um dos camaradas mais ilustres e secretos, depois desaneado e colocado no lugar que ocupava, por mérito, acabou a sua função, com a dignidade, que lhe era própria.
Pois para quem não lê o DR e não tem acesso a estes despachos broncos e contra-despachos regeneradores, informo que escreveu uns livros a que, na altura, intitulou a "Moderna Saúde Pública" destinados sobretudo às Enfermeiras de Saúde Pública, obviamente.
Por este pequeno apontamento se desvenda o tamanho das alarvices que o Sr. De Pombal bota pela boca fora, convencido que está, que foi a ele que Deus, esse AMQNPC, pediu licença para criar o mundo.
E de tão entretenido que anda a pensar na sua universal grandeza, nem assim dá conta, que o mundo já existia, antes de SExa arrancar de Pombal para o seu desconhecido, mas que já tinha habitantes.
Estamos, pois, na fase da gargalhada. Todavia como rir faz bem à saúde, aproveitem, Colegas, enquanto não tiverem vencimentos justos, como teriam se fosse o Sr. DR.Manuel Antunes o Ministro da Saúde, porque, ao menos esse não tem medo que os Médicos lhe inventem uma doença e sabe, como teve a coragem de demonstrar que antes de chegarem os proletários da medicina, já os Enfermeiros/as tinham feito a montagem de um serviço sério e eficaz, que Correia de Campos e os seus prosélitos, transformaram num feudalismo serôdio do sec. XXI.
Os seus "trombeteiros" levam na trombeta o "médico de família" que repetem até, ao risível.
Parecem samurais do feudo.

Com amizade,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário