quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A PROLETARIZAÇÃO DA CLASSE MÉDICA

Como nota prévia é preciso não esquecer que um devotado ao SNS tem que abordar o que de bom e de mau tem esse SNS e quem o serve.
Não sendo preconceituoso posso falar de tudo e de todos os que influem positiva ou negativamente no SNS.
Um dos piores erros foi a proletarização da medicina, como diz o outro que defende a sua liberalização.

Como não conseguiram evitar essa proletarização, como diz o tal, inventaram um esquema de pé dentro e pé fora, como se chama vulgarmente a série disfarçada de liberalização, fingida de proletarização, baptizada com o nome de USF.
Já que não podem, ou não lhes convém a liberalização total, inventaram esse esquema USFIO que lhes dá a natureza liberal, dentro da casca proletária.
Normalmente os promotores do método são os vencidos da medicina, mal sucedidos ou cépticos, que viram Médicos Administradores ou administrativos.
Não é por acaso que o sector administrativo (médicos e outros administrativos mais genuínos) já ultrapassam largamente os Enfermeiros em numero e facilidades.
Até estão transformar os motoristas em administrativos, porque, não tendo a USF lembrado a necessidade dos motoristas, para transportar Médicos e Enfermeiros domiciliários;
Estando convencidos que os Enfermeiros iam ser os condutores de si e dos outros estão a ter dificuldades, porque estes estão a abrir os olhos e, então convertem motoristas em administrativos para os poderem contratar para as USF.
As fitas e fintas que fazem para permanecerem funcionários liberais são um bom exemplo dos errros que se estão a cometer.
Se em vez de USF fizessem convenções com os clínicos gerais (vulgarmente designados "médicos de família"), como fazem com as especialidades médicas, os Enfermeiros rentabilizavam mais bem o seu tempo sem perderem pitada, com coisas impróprias como as consultas médicas desvalorizando as suas, que em muitos casos ficam para segundo plano.
E é penas que seja assim.

Com amizade,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário