quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

ESCÂNDALO

CONTRATOS:

Mais 275 médicos entram para os hospitais, onde estes gerem magistralmente as faltas fictícias.
Mais 115 médicos de família, para uma área, onde os Enfermeiros estão infra aproveitados.
Com estas medidas o Governo, não só anula qualquer hipótese de restruturação do SNS, tornando-o cada vez mais SNM (Sistem Nacional Médico), para favorecer:
1 - Clientelas e clientes;
2 - O desenvolvimento de hipocondrismo saudável;
3 - A impossibilidade de inverter a tendência para a invenção de doenças e gastos inúteis, com medicamentos de duvidosa necessidade, logo de eficácia nula.
Este clientelismo é sustentado pelas "forças do mal", no dizer de Matthias Rath, Médico alemão.
Esperemos para ver se o Ministro da Saúde vai vender plasmas para a octapharma ou dinamicspharma, como aconteceu com o ex-PM, que começou a subversão do sistema, com a destruição das carreiras de Enfermagem.
Não é por acaso ou burrice que logo a seguir à publicação das carreiras Médicas, se apressaram a fazer-lhes o ACT previsto, que já vai na 3ª emenda, enquanto os Enfermeiros esperam pela 1ª versão de ACT, que entregamos há 2 anos e mais meio.

Já que o governo não quer ser racional, na área da saúde, vamos ter de ser nós, os Enfermeiros todos a dar a lição e a demonstrar como se faz.
Esperamos que a Ordem dos Enfermeiros se acalme e crie urgentenmente o estatuto de ADVOGADO DO UTENTE E OU DOENTE, que o SE e SIPE (FENSE) preconizaram, no Congresso Nacional de Enfermeiros que teve lugar em Montechoro, há tantos anos, quantos tem de publicação o jornal "Público", pois foi o único que nascendo nesse dia, puro como a água cristalina, ainda pôde noticiar uma recta intenção como a de transformar os Enfermeiros em advogados dos doentes, se querem inovar e estruturar. É uma necessidade emergente, que urge satisfazer.
A outra iniciativa é demonstrarmos o nosso estado de revolta, pela forma como os Enfermeiros estão a ser tratados, por este Governo, na sequência do que o anterior fez de errado.
Quando 30 Enfermeiros de um só serviço têm 300 feriados por gozar, que deviam ser gozados nos 8 dias subsequentes e não há ninguém que demonstre perceber, que este facto se deve à falta grave de efectivos Enfermeiros, o que sucederia na berraria nacional se isto se observasse, no secto Médico: é só um exercício mental.

Mas não têm emenda, o que nos obriga a dar as nossa lições magistrais como vão ver, a seu tempo, quando a cois estiver madura.

Com amizade,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário