segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

MAIS UMA DILIGÊNCIA, DESTA VEZ COM O PS

Como temos vindo a comunicar aos Colegas nossos Associados, estamos a pressionar por todos os meios ao nosso alcance, para tentarmos desbloquear a negociação dos Acordos Colectivos de Trabalho (ACT) quer dos Enfermeiros em CIT quer dos LGTFP.

É nosso dever cumprir esta parte, para que não nos possam acusar de que não avisámos.
O SITE e o SE, (FENSE) têm dado todos as possibilidades ao Ministério da Saúde, que já alterou a sigla de SNS, para SNM (Sistema Nacional Médico) sem publicar na folha oficial (DR), de reparar que estar a construir o edifício, a partir do telhado, esquecendo os alicerces, que são os Enfermeiros, é o mesmo que estarmos em permanente sobressalto, com meia dúzia de espirros.
Pedimos o empenho parlamentar do PS na AR para forçar o Ministério a ser mais honesto com os Enfermeiros, porque as doses que tem usado com eles são quase nulas. Finge nem dar pela sua presença.

Comprometemo-nos a acrescentar alguns episódios posteriores à entrega de um dossier à Comissão Parlamentar da Saúde que o PS lidera através da Deputada Antónia Almeida Santos.

Avisámos que; seria benéfico para a Saúde, os Enfermeiros não terem de recorrer à greve, como recomenda a Organização internacional do Trabalho (OIT), cuja convenção, acerca das "condições de vida e de trabalho dos Enfermeiros, nº 149", foi ratificada, por Portugal, através do Decreto 80/81 e consta das vantagens de os empregadores, públicos ou privados, criarem mecanismos céleres de negociação, para não forçarem os trabalhadores ao recurso a formas de luta que prejudiquem, inevitavelmente os doentes.

Pois o Ministério da Saúde, na sua pose me supremacia está de costas voltadas para os Enfermeiros, que vem escravizando, com baixissimos salários e acréscimos de horas, pois a subida das 35 para as 40 horas, que também contraria a citada convenção 149, causam um decréscimo salarial de 14/3%.

Mais dissemos que a nossa greve a fazer-se, não é "sol na eira e chuva no nabal", que o Ministro classifica de banal. Ele que não actue rapidamente e verá o que nunca viu, nem pensou.

Ficamos de reunir novamente, para concluir.

Com amizade, pela FENSE,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário