domingo, 1 de fevereiro de 2015

AS VÍTIMAS REAIS DAS URGÊNCIAS: ENFERMEIROS E DOENTES; VÍTIMAS FICTÍCIAS - MÉDICOS

 Amanhã dia 5 de Fevereiro o Sindicato reúne com os Enfermeiros do SU do CHP.
Como alguns enfermeiros não quiseram ver exposto o ofício que exibimos, foi retirado a pedido desses ficando decidido amanhã se será novamente colocado neste local.
Aliás teve 2500 visualizações, o que muito nos satisfez o interesse por este problema o que significa que o nosso Sindicato dos Enfermeiros - SE está no bom caminho de restaurar a confiança dos Enfermeiros em si próprios e nas suas capacidades de luta.
Obviamente que isto contraria certos compromissos e estratégias, vindas de outros, que começam a deixar de poder ocultar os seus compromissos, que tiveram como resultado a pior situação de que há memória na Enfermagem.

 [Olá Sr. Enfermeiro, aprecio o seu humor acutilante e certeiro, mas por vezes nem sei o que dizer de determinadas publicações. Neste caso, só espero que tenha pedido a autorização dos signatários da carta para a publicar, caso contrário, para além dos vários problemas que enfrentam no seu serviço, ainda vão ter mais um. em AS VÍTIMAS REAIS DAS URGÊNCIAS: ENFERMEIROS E DOENTES; VÍTIMAS FICTÍCIAS - MÉDICOS]

[Anónimo
Este comentarista valente e Anónimo é mais um daqueles que mete medo aos Enfermeiros para não se queixarem e não gosta de ver as coisas abordadas com limpidez, sobretudo, quando pensava que os Enfermeiros estavam abandonados, à sua sorte e pressionou(?), para retirar a carta, que não é, sequer importante, aqui. É-o muito mais noutros locais.
Se quiser saber a verdade, seu anónimo valente, os elementos, que tenho, em meu poder, colhidos por mim, acerca deste e de outros assuntos, dão para ser mais humorista, ainda, como poderá ver.
Sabe, Sr. Dr. por muito que lhe custe, os Enfermeiros não estão sozinhos e o número dos que, já não têm medo, aumenta a uma velocidade, que, até, a mim, surpreende.
Sei que os meus textos são demasiado irritantes para certos crânios, que não gostam de os ver deste lado, sobretudo, quando envolvem os Srs. Drs.
Sabia, seu valente anónimo, que só uma fauna humana é que costuma chamar-me por Sr. Enfermeiro?
E sabe o que é a hermenêutica, na decifração das linhas de força, que parecem esconder os anonimatos?
Não me interessa o nome pessoal, mas a espécie, que se irrita.
Esses são os sinais, que iluminam o meu agir, na defesa dos Enfermeiros.
Finalmente, quanto a publicar os comentários, que me fazem, se tiverem valor, mesmo negativo, e se eu tiver tempo para os analisar, eu publico, sobretudo se vierem cheios de valentia anónima de casta seleccionada.

José Azevedo


Assim, sim!

Eis um belo exemplo que pode ser copiado por quem tem as mesmas dificuldades, ou em maior ou menor escala. (esta apreciação referia-se à carta, que retirei).
É uma leitura obrigatória para quem anda ou finge andar à procura das soluções para a problemática das urgências, quando soam os primeiros espirros a sugerirem a contratação de mais Médicos, que só estorvam e complicam as coisas simples.
Se o diagnóstico está feito: a gripe do H1Nx, sem pico, mas a caminho dele, escolha oficial da DGS;
Se o Médico vem para fazer o diagnóstico, pois a terapêutica está no Badameco, com uma ou várias alternativas;
Não é neles que está a resolução da problemática, de que eles fazem parte, 

AS SOLUÇÕES
Este grupo de corajosos e sábios Enfermeiros aponta uma série de soluções eficazes, se forem cumpridas as propostas que fazem, partindo de quem sabe e sente, no corpo e na alma o espírito da anarquia reinante com a finalidade de inventar problemas, onde deviam estar as soluções.
 2
Basta seguir as suas propostas, levando-as à prática, por quem sabe e sente as falhas e respectivas causas.
3
Escolheram a via adequada, onde também demonstram conhecimento eficaz: recurso ao Sindicato dos Enfermeiros, no qual há a partilha da preocupação com que se debatem os Enfermeiros, no dia-a-dia da sua actividade difícil e dificultada.
Não é preciso acrescentar muito  mais do que está no documento acima transcrito.
4
Mas para aperfeiçoarmos o documento e consciencializarmos os Enfermeiros das vantagens que há na sua participação,VAMOS REUNIR COM ELES NO "COGUMELO" DO CHP sito ao HGSA, no próximo dia 5 pelas 14h30
Dos resultados da reunião daremos conta aos interessados, pois é fundamental demonstrar que há soluções que só os Enfermeiros são capazes de encontrar. E como todos lucram com a eficácia do trabalho Enfermeiro é altura de demonstrarmos o nosso valor. E esta iniciativa dos Colegas tem todas as condições para ficar na história da viragem do atendimento nas urgências.
Vamos ao trabalho!

Com amizade,
José Azevedo


Sem comentários:

Enviar um comentário