sexta-feira, 24 de abril de 2015

JÁ QUE NÃO TÊM A USF USAM A IDEIA DE USF




A ideia de USF, caros/as Colegas está a fazer o seu percurso, o que indicia uma coisa parecida com a indisciplina e abuso de confiança dos promotores da ideia de USF.

O Ministério da Saúde meteu-se numa embrulhada, com o Médico de Família e o Enfermeiro de Família a que o Médico da sagrada família chamou logo o seu Enfermeiro/a (vide declarações esfuziantes, do Presidente da Secção Regional do Centro - Ordem dos Médicos), de que está a tentar sair, assim parece, abrandando a homologação  de mais projectos de USF, modelo A com a expectativa do modelo B que tinham um pagamento alternativo (vencimento OU por cabeça) segundo as Unidades contratualizadas, quer em pessoas quer em serviços a prestar.
Abusivamente, os promotores da ideia de USF - modelo B, deixaram ficar o vencimento base do unidadofamiliário, a que acrescentam o incentivo  fixo ( o da tal "per capite" de 4370€€/mensais+ vencimento base+incentivos semi-fixos, porque conseguiram indexá-los por conta ao bolo prerrogativa exclusiva deste grupo de unidadofamiliários, porque os enfermeiros e Administrativos têm de esperar pelas colheitas anuais do S.Miguel).
A sem-vergonha de gastarem dinheiro a fazerem instalações novas para este grupo, enquanto todos os outros continuam nas pocilgas, sem espaço para trabalharem;
Sem compensações salariais extra;
Sem a possibilidade de rejeitarem quem aparece para ser assistido, com acontece com os BB, que assistem os do caderno de encargos e nada mais.

Como os governantes estão a acordar usam a ideia de USF, para se implantarem como se fosse a USF real e concreta devidamente homologada, por quem tem poderes para.
Como os responsáveis por estas pouca-vergonhas, não dispõem de tempo para nos explicarem as razões pelas quais estão a perder o controlo da situação e a deixarem usar a ideia de coisa, em vez da coisa em si, vamos começar a denunciar estes abusos, pois estão a lesar inocentes e pessoas de bem, quer Enfermeiros, quer Médicos e outros.
Ainda recentemente numa visita ao Norte Ministro da Saúde e seu Secretário Adjunto, foram confrontados com as fraudes de algumas USF e tiveram de encaixar as evidências.
Que governo é este que não se impõe e faz respeitar o princípio constitucional de "para trabalho igual, salário igual" e condições de trabalho iguais, digo eu...
Ou será que está em criação o modelo do Chico Experto e o do Patinho Feio?
Ou eu me engano ou está aqui uma inversão de papeis e abusos de confiança.
Vá lá, Senhores Governantes, acabem com essa palhaçada e restituam a dignidade ao SNS, sobretudo nos CSP, que os bons profissionais merecem.
Para evitar perseguições e espantar a caça, como soe dizer-se, não publico, aqui, alguns exemplos que os Responsáveis não podem ou não querem ver, na tal inversão dos papeis da autoridade.
Com amizade vigilância q.b.p.
José Azevedo


Sem comentários:

Enviar um comentário