domingo, 28 de junho de 2015

A SARGENTONA (NA FAMÍLIA); A MIJONA (NA IDEIA DE USF)



Tomás Ribeiro, insigne poeta escreveu acerca d'A JUDIA, versos lindos, que bem se podem transcrever para a Enfermagem.
A mãe da dita "Mijona", foi Enfermeira;
Como muitos Enfermeiros, que não querem ver passar os seus amados filhos(as) por aquilo que eles passaram, mandam-nos cursar medicina, imitando os asclepíades hipocráticos, que determinaram,  por herança dinástica «filho de Médico, tem de ser Médico».
Tomás Ribeiro escreveu

[.....
]
Vamos anunciar um subproduto de "Médicina" (não confundir com Medicina de Médicos), que está a ser criado nas capoeiras da Universidade do Minho, Faculdade de Médicina, trata-se de um subtipo de falcão criado, propositadamente, para espantar Enfermeiros(as).
É diferente dos famigerados falcões, criados nas Universidades de Aveiro e de Faro, pois esses eram rebuscados nos Enfermeiros(as) falhados; estes são criados de raiz.
Este espécimen, que nos chegou à mão, mija-se toda, para dizer aos Enfermeiros(as); "quem manda em vós, sou eu"!
Enfermeiro ri-se, sem cuidar de saber se ri do que sargentona/mijona diz; se do chichi que lhe escorre pernas a baixo, para o dizer.
Em linguagem simples, chama-se a este fenómeno médicocentrismo, moléstia, que tem vindo a inquinar as relações médico-enfermeiro, como o míldio destrói as vinhas: folhas e frutos.
Tal como as Faculdades de Enfermagem já estão a voltar ao recurso a prof. Médicos, para ministrarem certas disciplinas aos Alunos, sugerimos às Faculdades de Medicina, que recorram a prof. Enfermeiros, sobretudo as que pretendem criar FALCÕES, para ensinar a este subtipo ornitológico o que é um ENFERMEIRO, a fim de poupar dissabores a estes falcões, que só lêem a parte que lhes fala do seu EGO, com que vão alimentar o seu egoísmo estático, quedo, WC, como se o mundo, à sua volta, estivesse parado. Como bem disse Galileu Galilei «....apesar do que assinei e disse, a Terra move-se!». 
É desta massa ornitológica que nascem as USF com dois fins à vista:
1 - Escorraçam Médicos e Enfermeiros dos Utentes e inscrevem-nos em listas para serem "OLHADOS", do além, por estes sábios falcões;
2 - Livram-se de estarem expostos a serem mandados, para onde supostamente fazem falta, para inventarem doenças e ou diagnosticarem as que, eventualmente surjam, dado estar em aberto a hipótese de aparecer um Ministro da Saúde "ad hoc", que os desisntale.

Com amizade
José Azevedo


Sem comentários:

Enviar um comentário