domingo, 13 de setembro de 2015

SOCIALISMO; ADEUS, "REQUIESCAT IN PACEM"


Vale a pena perder um pouco de tempo a comprar este texto, que, em meu entender, sobretudo nos tempos que discorrem podem ser uma boa reflexão como demonstra este título.
Agora falou do "kibbutz" israelita. Certamente que depois falará sobre o "kolkhoz", russo, onde há semelhanças e diferenças.
"Kibbutzin" é uma comunidade mais reduzida e pode não se dedicar à agricultura, pois há um, que visitei e fabrica aparelhos de alta precisão nomeadamente para aviões de combate, e não só.
Será uma boa reflexão sobre socialismos utópicos, logo não científicos, segundo alguns marxistas.
Convém esclarecer que o Filósofo francês Luis Althusser, foi o escolhido para fazer a epistemologia do socialismo marxista.
Mas num dos seus actos de desespero apertou demasiado e demasiado tempo o pescoço da esposa e, quando deu conta e aliviou a pressão ela tinha deixado de respirar para sempre.
Foi internado até à sua morte numa clínica psiquiátrica e nunca mais pôde escrever nada.
Por isso a epistemologia do dito socialismo não tendo sido teorizada, é mais ou menos utópico como os outros socialismos e não passa duma ideologia mais ambiciosa e distante do real.
Agora que o PPD/PSD volta a colocar na sua bandeira as 3 setas das suas origens programáticas, não faria mal em ler estas coisas, para enfrentar os fabianos.
É lá com eles...

SOCIALISMO DESCANSA EM PAZ <clique aqui>


MIA - Louis Althusser

https://www.marxists.org/portugues/althusser/


  1. Louis Althusser

Sem comentários:

Enviar um comentário