sexta-feira, 5 de agosto de 2016

DA ORDEM COM O NOSSO APLAUSO


ACERCA DA EXCESSIVA MEDICALIZAÇÃO DA SAÚDE <prima aqui>

É uma lembrança útil ao Ministro da Saúde, rodeado de lobbies, que naquele caso, são autênticos "gangs", no seu comportamento, na defesa de interesses de grupo.
Reparando com alguma atenção, vê-se, com muita tristeza, que a Ordem dos Enfermeiros tenha que enunciar um conjunto de princípios estatutários, para se afirmar e confirmar numa necessidade real de correcção evidente.
Nota-se, assim, a humildade com que os Enfermeiros se dirigem ao soberano, numa acção, que devia inspirar-se na atitude de J. Cristo, quando expulsou os vendilhões do Templo.
Oxalá o Soberano da área da Saúde consiga perceber que, na versão actual: a Ordem tem um papel a desempenhar e os Sindicatos outro.
Os respectivos papeis, já não se fundem nem confundem, como quando o PCP dominava SEP/OE, confusão de que os Enfermeiros, ainda hoje, se ressentem.
Este ofício é uma das competências mais próprias da Ordem: fornecer os ovos necessários para fazer a omelete com as características duma Enfermagem condigna.
E nós apoiamos e, já de há algum tempo, estamos a montar uma estratégia adequada.
Esperamos que o Soberano da Saúde, tal como o dever se lhe impõe, esteja atento às mudanças, a que nem o seu controleiro Dr. Médico Leal Lopes escapa, porque o incluímos nessa estratégia, com destaque.
... eu sei; mas é mesmo assim.
Com amizade,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário