terça-feira, 2 de agosto de 2016

EFEITOS DAS GUADALUPICES

Pergunta um Anónimo:

Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "LEI DA GREVE E AS MÁS INTERPRETAÇÕES OPORTUNISTAS": 
Pergunta o Anónimo
[Há algum tempo que colocava algumas destas questões. O facto é que existe coação para fazer greve, com ditos do género: "Se não fazes greve tens de trabalhar continuamente, por não seres substituído, até declarares exaustão, etc..." Contudo, tenho ainda uma dúvida! Em dia normal, por exemplo num turno da manhã, estão distribuídos 5 enfermeiros. Se esse dia for greve e havendo 1 não grevista e 4 grevistas, o não grevista tem de prestar cuidados ao seu 1/5 do serviço como era previsto ou tem de ser "escravizado" e prestar TODOS os cuidados a 1/2 dos utentes, dado que os cuidados mínimos preconizados são de dois elementos e os outros 4 estão de greve? Obrigado!]

Resposta:


O não aderente à greve cumpre a sua jornada, como se não houvesse greve e executa o seu plano de trabalho, normalmente, sem ter de se preocupar com o que se passa à sua volta. Terminada o turno de trabalho sai, imediatamente do serviço, pois o que vai acontecer, a seguir, é da responsabilidade da administração, e não do não aderente, à greve. (artº 11º, nº 2-b) do DL 148/98, republicado pelo art.º 5º da Lei nº 156/2015).
A redacção anterior deste mesmo preceito dizia: «Não pode sair do serviço sem ser substituído».
Esta redacção foi introduzida pelo SEP e seus seguidores, como a APEE, no famigerado REPE (DL 161/96), hoje falecido. Aquela ... «...sem seres substitído», foi substituída porque era uma norma inconstitucional. É por essa inconstitucionalidade que os idiotas, que ameaçam os colegas de ficarem turnos seguidos, de tão entretidos que andam na sabujice, ainda não deram conta de que a lei mudou e a redacção é aquela que se diz na Lei 156/2015. 
Qualquer ingerência do não aderente, à greve, pode ser considerada ingerência, nos serviços dos grevistas, como substituição dos grevistas o que constitui infração, à lei da greve, grave e pode levar a multa e cadeia.
Quem sofre estas ameaças é porque ainda não descobriu que desmontar estanhas artimanhas do SEP é para nós um deleite especial, porque estamos a lutar pela regeneração do saber e do ser Enfermeiro, libertando-o destes ignorantes oportunistas.
Permacer calado ou anónimo é prolongar-lhes a agonia sindical e retardar a recuperação.

Ninguém pode impedir o não aderente de trabalhar na sua parcela, e só nessa.
Ninguém o pode obrigar a fazer serviço de grevistas, muito menos estes, que se tivessem um pingo de vergonha, na cara faziam greve nos serviços para impedirem outros de lhes ocuparem as tarefas e muitos menos se deviam de servir dos não aderentes para os substituirem, enquanto bronzeiam; exactamente o contrário do que determina a lei da greve e o espírito lutador dos que lutam por melhores condições de vida e de trabalho.
Deviam ter vergonha e não usarem as possibilidades sindicais da greve, para fazerem política, em proveito dos seus patronos.
Esta é uma das canalhices de pessoas de baixa índole moral e muito mais profissional, que tem banalizado a lei da greve e os seus efeitos, para servir a outros senhores, a partir da ressonância de outros serviçais que têm na comunicação social a fazer-lhes o jogo dos interesses próprios e não dos Enfermeiros ingénuos, que acreditam nestes fantoches. Já acreditaram mais, convenhamos...
Chegou o momento de dizer toda a verdade, enquanto estão com os focinhos no pote, de que tanto acusavam os outros.
E ninguém melhor do que eu o pode fazer:
1º - porque os conheço muito bem;
2º - porque nunca focinhei no pote; está provado e comprovado.

Finalmente, lamento o anonimato, mas percebo-o mais bem, agora, que conheço as provocações e intimidações a quem dá a cara. Sabujos que, em nome de nada e de ninguém Enfermeiro, não se privam de atacar pessoas indefesas e sem outros objectivos, que não sejam a descoberta da verdade e a luta por condições de trabalho dignas do seu estatuto.
Perguntem sempre e nós responderemos com a lei e a verdade. 
Temos o dever de restituir a paz e harmonia à Enfermagem que tem estado em guerra permanente para ser o trofeu destes falsários que ocupam lugares que mereciam gente mais própria.

MAS PARA QUEM DUVIDAR COMPAREM O QUE RENDERAM AOS ENFERMEIROS 10 ANOS DE GREVES.

10 ANOS DE GREVES <prima aqui>
Com amizade,
José Azevedo 

Sem comentários:

Enviar um comentário