quinta-feira, 22 de setembro de 2016

O IMPOSSÍVEL ACONTECE

UM SUPERVISOR CARREGADO DE PODERES, ESPUMANDO RAIVA!

Alapado na poltrona, o dito cujo recebeu um director de serviço e uma Enfermeira coordenadora, responsável, interlocutoraque e assim falou:
1. «Tem que se mudar procedimentos porque enviar mail juntamente com o Sindicato (SE, no caso presente) a falar de leis, não é aceitável», vociferou, espumando a fera feita supervisor de departamento.
O SE mandou mail à Direção de Enfermagem com conhecimento ao "espumante", a dizer que esta e as restantes Enfermeiras não podiam estar 12 horas consegutivas numa sala de cirurgia, dados os riscos para a saúde própria e para a segurança limitada, pelo cansaço. Para o "cujo", o SE falar-lhe de leis e do seu cumprimento obrigatório, tanto pelo espumante como pelos correlacionados, é assunto inadmissível. E precisa de mudança rápida.
O que desorientou a fera espumante, foi o Sindicato lembrar o que ele não pode fazer; nem ele nem alguém mais. E o SE avisou solenemente, que se insistisse nesta violência de escalar 2 dias consecutivos um horário de 12 horas, também consecutivas, fechada numa sala de operações cirúrgicas, podia entregar este crime ao Ministério Público, tipificando o "crime" como "ABUSO DE PODER", QUE NÃO TEM, PORQUE A LEI LIMITA-LHO.
E continua, envolto em espuma raivosa, o churrilho do s disparates, para exibir poderes, que não detem, nem sequer delegados:
«Os Enfermeiros do serviço x têm de fazer manhãs e tardes todos, sem exceção e 12 horas seguidas se assim for necessário. Se esta Enfermeira levanta problemas é transferida par o serviço que o Sr. supervisor (ele sabe auto-respeitar-se, de "Sr.", notem bem) entender e quando entender (esperando que a situação acalme e a transferência acontece quando menos for esperada)».

Repare-se na gravidade das ameaças e no abuso ilimitado de poderes que não tem, nem sequer como delegados. Ele nem sabe que a relação do Enfermeiro Supervisor não constitui poder hierárquico, somente supervisa e relata, sem poder executivo. Nunca teve tempo para ver essas diferenças na sua categoria.
O Sr. Diretor do Serviço x disse-lhe que a Enfermeira em questão perante a falta de resposta do Sr. Supervisor, entrou em ansiedade grave e teve de ser assistida nas urgências onde foi medicada e passado atestado, por doença profissional. Conhe-a há muitos anos e não é pessoa para ficcionar. Ele estava presente, quando se deu o colapso da Enfermeira.

Responde o espumante enraivecido:
«os atestados são farudulentos e eu bem sei porque já trabalho há muito tempo...»
Estas palavras de gravidade enorme e inteligência limitada, pois que um atestado passado, segundo as normas, por um médico, nunca é fraudulento, nem falso. Ainda não teve tempo de aprender isto, pois o seu "trabalho de há muito tempo é pouco rentável e não lhe confere experiência; quando mais trabalha, menos aprende, nota-se bem.
A sua entrada nas urgências mereceu o cartão amarelo; foi examinada e medicada de acordo com o seu estado e, posteriormente encaminhda para a Médica pessoal que lhe passou o referido atestado que o espumante raivoso  considera fraudulento de acordo com o seu dele dito "trabalho" ditante, no tempo e nã realidade, como se nota facilmente.
Sua Excelência o espumante raivoso comprometeu-se a ir ao serviço x dia 16/09/2016.
Espero pelo resultado, que pelo andamento das coisas, não irá cheirar bem.

Duas notas muito breves:
1. Pelo facto de não lhe mencionar o nome, não é por medo da fera, mas para não lhe fazer publicidade, pois infelizmente não é caso único neste capítulo do "abuso do poder" e não sou eu que vou favorecer a formação de "lobbye".

2. Por respeito pelo serviço x, que sofre o enxovalho provado e comprovado do espumante com raiva.
Mas se necessário for, divulgo tudo o que sei da fera, imprópria notoriamente para este tipo de serviço de lidar com pessoas, que requer maneiras: delicadeza e método.

(Com amizade e atenção, José Azevedo)

Post Scriptum; eu sei que devo dar conhecimento à Ordem dos Enfermeiros para inscrever este caso no capítulo do respeito que os Enfermeiros devem ter para com os seus Colegas.

Sem comentários:

Enviar um comentário