segunda-feira, 24 de outubro de 2016

SINDICALISMO - AULA NA UNIVERSIDADE DO MINHO





Fui falar da nossa experiência e posição sindical no seio dos Enfermeiros.
Estavam, connosco o SEP e a OE.
Os alunos depois da mensagem(s) que aplaudiram, fizeram poucas perguntas, pois não fomos capazes de caraterizar devidamente o estado atual da Enfermagem em Portugal na onda de invasão médica e da implantação impune da medicocracia, com uma fraca reação dos Enfermeiros.
O aviso das causas da situação foi claro, a começar pela escola, que não está a preparar os alunos para a vida profissional que vão encontrar. E não é ao Sindicato que compete corrigir as deficiências, mas sim à própria Escola. Não obstante, estamos disponíveis para ajudar no que nos for possível e se solicitado.
Não basta dizer que os Sindicatos não fazem nada. Num grupo organizado e com formação superior, tem de haver resposta a 2 perguntas singelas:
1 - O que é um Sindicato?
2 - Quais as causas por que os Enfermeiros valorizam tão pouco a sua adesão e ação sindical?

Claro que as respostas têm de ser encontradas rapidamente, pois é pela coesão e ação sindical que a Classe conseguirá recuperar o que perdeu, visto, está mais do que comprovado que a experiência de pôr sindicalistas a dirigir a Ordem e esta a tentar substituir os Sindicatos, sem er força legal para tanto, deu no que deu e é a principal causa dos erros dos Enfermeiros em matéria de associações da Classe.

Quanto mais depressa os Enfermeirosa perceberem isto, mais depressa iniciamos a recuperação dos direitos perdidos.
E não vale a pena estarem a tentar as causas noutros pontos pois é aqui que elas tiveram a sua origem.
O tempo que decorreu desde do inicio da nossa decadência é, uma vez analisada de forma isenta e competente, é suficiente para evidenciar o que qualquer cego, relativamente bem formado, vê.
Os assaltantes de oportunidades, são relativamente poucos e, alguns deles a formarem-se com bolsas de estudo oferecidas por certa força política, para exercerem a sua missão, no meio dos/as colegas, a quem ensinam o catecismo da exclusividade:
«se não és do nosso grupo e não queres aderir a ele, ao menos não adiras a mais nenhum».

O tempo só ainda não levou os Enfermeiros a uma mudança de atitude, porque as manobras de diversão e distração, são muitas e, sempre as mesmas.

Com amizade
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário