quarta-feira, 30 de novembro de 2016

USF- UM SISTEMA DISFARÇADO DE PRIVATIZAÇÃO DOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS

UM MÉTODO ONDE SE TRANSGRIDEM OS MAIS ELEMENTARES DIREITOS PESSOAIS E PROFISSIONAIS NÃO É PRÓPRIO DE UM ESTADO DE DIREITO E DE JUSTIÇA.

MAS É TAMBÉM UMA FORMA ENCAPOTADA DE PRIVATIZAR ÀS FATIAS OS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS DANDO A CADA MÉDICO A SUA QUOTA DO BOLO.
SE A UCC TIVESSE A POSSIBILIDADE DE MANDAR UTENTES PARA MÉDICOS AVENÇADOS, NÃO SÓ CADA UTENTE PODIA ESCOLHER O SEU MÉDICO COMO SE REDUZIAM AS DESPESAS SUBSTANCIALMENTE, COM CONTRATOS DE DISCUTÍVEL EFICÁCIA.

Não conseguimos descobrir uma única vantagem para a assistência primária a prestar aos Utentes dos Centros de Saúde, com a forma como se constituem e alimentam as USF.
Para as Médicas terem as suas Enfermeiras,quais patroas renascidas, relegam para o lixo as Enfermeiras, que lhes conhecem as deficiências, porque têm autoridade profissional e experiência para isso.
Enfermeiras com muitos anos de serviço, conhecedoras dos "familiares utentes", a quem prestam cuidados de há muitos anos, são excluídas do seu serviço, por uma fedelha da medicina, que resolve fazer uma USF, tipo A e busca nos hospitais Enfermeiras, que possam substituir as que estão, no local, que lhes pertence, por direito, mas do qual, sem qualquer justificação moral ou legal, têm de ser expulsas, para darem lugar às estranhas, que vêm, escolhidas pela fedelha inexperiente, satisfazer os seuscaprichos "fedelhentos", a qual não pode, sequer, com a vida e formação de quem sabe, o que faz e o terreno que pisa e é wexpulsa dele por isso mesmo.
E recrutam, nos hospitais, Enfermeiras que são tão desconhecedoras da assistência primária, que e a quem a prestam, como a fedelha da medicina, dita familiar.
E há quem permita isto.
E há quem não suponha as consequências negativas, para o SNS - CSP deste método, mesmo sem ter em conta as profundas sacanices de que são vítimas as excluídas dos caprichos dos fedelhos.

Infelizmente, para todos nós, o Norte do país tem sido vítima desta dinamização cultural serôdia, pois é onde a permissividade e criação das USF, mais se desenvolveu. Carlos Nunes, qual gira-sol político e Vilas Boas, sindicalista do Sindicato Comunista dos Médicos do Norte, devem estar orgulhosos da sua obra.

E quanto à forma de pagamento destes corpos especiais?
Classificam as aspirantes ao tipo B, em tipo A, as quais aguardam os dinheiros mal gastos, nas USF de tipo B, como o burro, que move o engenho, ou nora, aspira a comer a cenoura que lhe põem à frente.
As do tipo A, por prestarem o mesmo serviço e mais o que não está contratualizado, das do tipo B, não recebem um cêntimo; as do tipo B têm uns incentivos de 4370€/mês para cada Médico e cerca de 900€, para cada Enfermeiro, mais uma percentagem fixa x, por conta, para Médicos de acordo com a maior ou menor falsificação dos dados estatísticos, como ainda em 21 do corrente foi dito (e não é novidade), em Braga, no debate, promovido pela Ordem dos Enfermeiros, mas esta segunda verba incentiva, é a que os Enfermeiros só recebem, no São Miguel, depois de avaliar a colheita. Mas os Médicos, já a receberam, por conta, indexada ao restante.
Senhores governantes;
Senhores Deputados;
Senhores Administradores de ARSs
Senhores promotores;
Senhores Sindicalistas dos Médicos;
Senhores Bastonários das Ordens Profissionais;
Que moral profissional é a vossa para permitirem tamanhas monstruosidades em matéria de justiça e equidade profissionais?
Quando atendem os avisos do Tribunal de Contas?
Por ações bem menos graves há quem esteja a penar nas cadeias.
Quando é que a justiça resolve por termo a estas patifarias, que nada e ninguém justificam; mormente a eficiência e eficácia da prestação de cuidados de assistência primária, nos CSP?
Estamos num país de Direito ou de oportunistas?
Tenham vergonha do que dizem e fazem a este respeito;
Tenham vergonha!
Tenham...
Revoltado e triste,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário