domingo, 15 de janeiro de 2017

RELATÓRIO MAIS

Prólogo

Através da OCDE, a parte importante do desperdício do sistema de saúde e as atividades um desperdício no melhor e dão à nossa saúde ao pior de casos. Um de cada dez países e países da OCDE, mais de 10% dos gastos de hospital gasta-se na correcção de erros médicos ou infecções.  Um em cada três bebés por cesariana, as indicações médicas sugerem que as taxas de cesariana devem ser 15%, no máximo.
Quanto, a penetração no mercado de produtos farmacêuticos genéricos com efeitos equivalentes aos produtos de marca, mas para os produtos mais vendidos - oscila entre 10-80% nos países da OCDE.
E uma terceira parte dos cidadãos da OCDE. o sector da saúde é inclusivammente muito corruto ou corruto.

Como é tão corrupto o setor de saúde?

Uma série de considerações teóricas sugerem por que o sector da saúde pode ser
particularmente propensas a violações da integridade (Comissão Europeia, 2013). Em particular, e talvez mais do que outros setores, a saúde é caracterizada por uma multiplicidade de partes interessadas com complexas inter-relações, um alto grau de incerteza e uma vasta gama de transacções que muitas vezes se baseiam na delegação de responsabilidades, entre
interesses divergentes, que têm acesso a diferentes informações e conhecimentos.

 Para dar alguns exemplos;

os profissionais de saúde têm conhecimentos especializados para decidir sobre o que fazer a qualquer paciente;
Os doentes não podem partilhar todas as informações sobre a sua saúde;
 e indústrias têm informações sobre o custo do desenvolvimento de um novo produto e seu benefício potencial.
A combinação destas características torna difícil padronizar os serviços, monitorar os comportamentos e garantir a transparência no cuidado. Conseqüentemente, violações de integridade podem ocorrer.
As violações da integridade, na saúde, como em qualquer setor da economia, são notoriamente
medir e comparar os sistemas entre si.
Uma primeira razão é a falta de um entendimento uniforme, comum do que constitui fraude, abuso e corrupção.
Mais importante ainda, como a maioria das atividades são reprováveis e, alguns pelo menos, podem ser sancionados, mas, naturalmente, tendem a ser encobertas.

Pesquisas
Percepções de corrupção estão entre as únicas ferramentas disponíveis para medir a escala
das violações de integridade na saúde.
A Transparência Internacional (2013) fornece uma comparação, entre países do nível desenvolvido acerca da corrupção em uma variedade de setores, incluindo saúde.

A Figura 1.7 mostra que, embora nos países da OCDE o setor saúde se classificasse no terço inferior das instituições corruptas, um terço dos cidadãos considera o setor como corrupto ou extremamente corrupto (contra 45% no mundo).

Figura 1.7. Percentagem da população global e dos países da OCDE
Que considera vários setores corruptos ou extremamente corruptos

1. GASTOS E RESÍDUOS EFICAZES NOS SISTEMAS DE SAÚDE:
 ENQUADRAMENTO E CONCLUSÕES

Quando se trata de níveis de gastos desperdiçados em violações de integridade, os números publicados tendem a ser bastante baixos, apenas porque, a detecção de anomalias pode ser bastante escassa, Estabelecer  a intenção é muitas vezes um longo processo legal.
Para dar um par de exemplos, o francês a CNAMTS recuperou 200 milhões de euros perdidos, na fraude, em cuidados de saúde, em 2014, benefícios do seguro de saúde.
Os Centros de Serviços de Medicare e Medicaid (CMS) US $ 2,3 bilhões em restituição e recuperação por fraude em 2014 (HHS e DOJ, 2015), correspondente a 0,2% do montante total das despesas com esses programas.
Mas estes números referem-se a violações de integridade detectadas e comprovadas, que são difíceis de separar a partir de erros simples. Uma publicação anual supostamente relatando dados de metodologicamente exercícios de medição de som sujeitos a validação externa de sete países da OCDE estima que a perda resultante de fraudes e erros combinados é de 6% com a maioria das estimativas variando, entre 3% e 8% (Gee e Button, 2015).
Como os países só conseguem recuperar percentagens muito mais baixas, há razões, para melhorar
medidas que visem prevenir e combater violações de integridade, na saúde, nos países da OCDE.

As alavancas políticas podem atenuar as violações da integridade na saúde

Esta seção final centra-se em estratégias para combater violações de integridade específicas do
setor.
Como o financiamento  público e as regras dominam a saúde, na maioria dos países da OCDE, o que acontece no sector da saúde é enquadrado pela qualidade global da governação, nomeadamente a governação do sector público em domínios como as finanças públicas e a gestão financeira, contratos públicos e gestão da função pública. Um baixo nível da governação, num dado país, é susceptível de tornar mais premeável o sector da saúde.
Inversamente, a corrupção, do sector da saúde é pouco pouco provavel de ser combatida, apenas, através de medidas sectoriais.
Tendo isto em mente, o relatório destaca dois domínios em que, pelo menos, alguns países da OCDE passaram a intervir atentamente:
 prestação de serviços;
 financiamento e práticas comerciais inadequadas.

COMO TRATAR O GASTO DESPERDÍCIO NA SAÚDE © OCDE 2017
Um conjunto de países estabeleceram sistemas específicos, para combaterem violações de integridade
na prestação de serviços e no financiamento.
Os países da OCDE diferem significativamente no nível de esforço dedicado ao tratamento de violações de integridade na prestação de serviços e no financiamento.
A resposta é principalmente organizacional, no sentido de atribuir responsabilidade para detectar ou combater violações de integridade, na prestação de serviços e financiamento  de projetos, identificação das respostas ao questionário quatro países com programas ou instituições centrais ou governamentais dedicados (Bélgica, Inglaterra, Japão e Portugal). Outros delegam essas responsabilidades aos pagadores, (França, Alemanha e Estados Unidos para Medicare e Medicaid) ou saúde privada companhias de seguros (Países Baixos e Turquia). Vários países da OCDE não
têm uma instituição dedicada, à saúde própria, para combater as violações de integridade, mas
Contra-fraude geral e organizações anti-corrupção, especialmente, quando as responsabilidades contra-fraude  são colocadas nas mãos de organizações privadas, obrigações ou incentivos podem ser necessários para garantir esforços, uma vez que a detecção de fraude pode ser dispendiosa e combater as violações da integridade não tem necessariamente um custo-benefício positivo, para os prestadores de seguros privados.
As actividades de detecção de fraude podem ser mais ou menos pró-activas. Eles podem contar com auditorias simples, controlos e / ou a investigação das queixas, e os sistemas podem ou não estar
a encorajar a denúncia de violações da integridade - por exemplo - através de linhas directas. Mais
os países avançados usam ferramentas analíticas para detectar violações de integridade, incluindo mineração de dados.

Caixa 1.10. Impulso para regulamentos Sunshine nos países da OCDE

Os regulamentos do Sunshine (12 horas de sol) consistem em exigir que os pagamentos feitos pelas indústrias farmacêuticas e de dispositivos às partes interessadas no sector da saúde sejam sistematicamente comunicadas às autoridades.
Nos últimos 15 anos, há países introduziram uma legislação específica e abrangente, nomeadamente a França, Portugal, República Eslovaca e os Estados Unidos.
Outro conjunto de países, incluindo Austrália, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Itália e Espanha têm regras sobre a divulgação, mas estas são tipicamente menos abrangentes (McDermott et al., 2015).

O escopo das leis Sunshine varia de país para país. Nos Estados Unidos, as indústrias devem
relações com médicos e hospitais universitários, enquanto que em França a divulgação abrange
Profissionais da saúde e Associações que os representam, Sociedades científicas, Associações de
a imprensa. O tipo de transição revelado também é variável. Nos Estados Unidos, todos os pagamentos e as transferências de valor devem ser comunicadas e a divulgação pode ser adiada para alguns pagamentos relacionados à pesquisa.
Em França, taxas e honorários não são divulgados. Normalmente, a informação é centralizada e
publicada de forma mais ou menos amigável, por exemplo; através de uma base de dados "on line" pesquisável.

Os críticos de tal regulamentação afirmam que pode prejudicar a reputação dos prestadores, mesmo que não inadequadamente ou mesmo reduzir o financiamento para inovação ou educação médica. Em balanço embora, a divulgação está ganhando impulso e outros países estão considerando legislar nesse sentido.
Curiosamente, o código de conduta da Federação Europeia das Indústrias Farmacêuticas e
as Associações exigem que as empresas reportem todas as transferências de valor para os fornecedores a partir de junho de 2016.

A questão de como garantir a integridade da investigação, particularmente no que se refere aos ensaios conflito de interesses, também está a chamar a atenção. Em geral, porém, a auto-regulação da indústria continua a ser a norma.
Em geral, muitos países da OCDE precisam de reforçar os seus esforços para a Saúde, não apenas para reduzir o desperdício e aumentar a eficiência, mas também para a transparência, melhorar a integridade do sector e contribuir para a segurança dos e bem doentes, (Tabela 1.4).

Conclusão: 
Benefícios adicionais da luta contra os resíduos, em suma, este capítulo de síntese destaca que o desperdício se manifesta em muitos segmentos dos sistemas de saúde da OCDE e cria uma carga financeira desnecessária.
Para dar alguns exemplos:
Os eventos adversos nos hospitais somam entre 13-16% aos custos hospitalares, 28-72% dos quais são considerados evitáveis ​​de acordo com estudos internacionais.
Exemplos de cuidados desnecessários ou inadequados abundam, em todos os pontos da via de assistência, começando com "overtesting e overdiagnosis".
O uso desnecessário de procedimentos cirúrgicos Não são uma exceção.
Por exemplo; os dados recolhidos pela OCDE revelam variações injustificadas inter e dentro dos países, em taxas de procedimentos cardíacos (mais de três vezes) e joelho, substituições (mais de cinco vezes).
O uso excessivo de medicamentos, também é um problema;
Por exemplo; metade das prescrições antimicrobianas são inadequadas.
Entre 12% e 56% dos internamentos hospitalares de emergência são para condições que têm sido igualmente bem tratados, ou melhor, no ambiente de cuidados primários menos dispendioso.
O potencial para libertar recursos financeiros, através do uso de medicamentos genéricos, é, frequentemente não totalmente explorado - a percentagem de medicamentos genéricos nos produtos farmacêuticos, varia entre 10% e 80% nos países da OCDE.
As despesas administrativas com a saúde variam em mais de dez vezes, nos países da OCDE.
O custo depende do projeto do sistema. O aumento da complexidade pode beneficiar da  responsabilidade pelos resultados, mas a duplicação de competências entre agências
ou obrigações de relato que não se traduzem em monitorização efetiva são desperdiçadas.

Perda associada com fraude e erro é em média 6% dos pagamentos para cuidados de saúde e
serviços.
Evidenciam-se, assim, que uma parte significativa dos recursos do sistema de saúde pode
ser liberada e melhor aproveitada, eliminando atividades que não contribuem para
Melhorarem os resultados, trocando atividades caras por alternativas mais baratas com
resultados idênticos ou melhores.
Este capítulo e o restante do relatório mostram que, embora os resíduos sejam reais
assume muitas formas diferentes, mas os decisores políticos podem agir em conformidade. Eles precisam de mais prioridades relevantes.
Existem iniciativas nacionais e internacionais para recolher e publicar dados sobre acontecimentos adversos, cuidados de baixo valor ou outros tipos de resíduos. Para bem do sistema programas devem ser emulados e generalizados. A mobilização das partes interessadas pode criar consciência sobre o desperdício num dado sistema.
Os Países Baixos, por exemplo, lançaram um programa, em 2013, convidando as pessoas a denunciar casos em que encontraram erros e deficiências.
(Quadro 1.11).

1. INEFFECTIVE SPENDING AND WASTE IN HEALTH CARE SYSTEMS: FRAMEWORK AND FINDINGS

Figure 1.3. Trends in generics market shares by volume in OECD countries
between 2005 and 2015 (or nearest year)


1. GASTOS E RESÍDUOS EFICAZES NOS SISTEMAS DE SAÚDE: ENQUADRAMENTO E CONCLUSÕES
Quadro 1.3. Exemplos de violações de integridade nos potenciais perpetradores

Prestação de serviços e financiamento
Fraude de pacientes para obter cobertura injustificada;
Reclamações ilícitas; suborno
Pagadores Negação injustificada de cobertura, benefícios ou pagamentos;
Uso indevido de recursos Provedores Pagamentos informais;
Sobreprovisão;
superfaturamento;
Cuidados fantasma;
Desvio de recursos;
Absenteísmo /
fraude de folha de pagamento Aprovisionamento e distribuição
Fornecedores /
 fabricantes Influência inadequada nos processos de aquisição;
 Licitação indevida; conluio
Contrafacção de Fornecedores;
Produtos médicos falsificados ou
Práticas empresariais inadequadas (em relação a objetivos comerciais legítimos)
As empresas que operam no sector
Influenciar o pagador, o regulador, o prescritor ou o doente:

diretamente

Através de outras instituições (Associações, instituições de investigação,
Revistas, sociedades médicas, líderes de opinião)
Promoção inadequada de um ambiente regulamentar favorável às empresas:
Porta giratória;
 Corrupção política;
Financiamento de campanhas políticas, partidos ou candidatos
Influenciar a legislação
Influência inapropriada para ganhar entrada no mercado:
Fornecimento de informações erradas (diploma / características da instalação); distorção
De segurança, eficácia ou eficácia (metodologia de ensaios clínicos,
Publicação de resultados); Influência directa sobre as autoridades responsáveis ​​pela tomada de
(Inspectorias, comités consultivos, etc.)
Métodos inadequados para aumentar a demanda por produtos ou serviços:
Medicalização de novos problemas de saúde;
Detalhes inadequados, propinas, auto-referências.

NB: EIS ALGUNS "BONS EXEMPLOS" QUE SÃO DO CONHECIMENTO POR CÁ, TENDO SERVIDO PARA INSPIRAÇÃO DOS NOSSOS. (José Azevedo)

MINISTRO DA SAÚDE DIZ QUE <prima>

NB; Também o Ministro da Saúde se inspirou no Relatório Saúde da OCDE - 2017


Sem comentários:

Enviar um comentário