sexta-feira, 31 de março de 2017

SIV's COM VANTAGEM


SIV's COM VANTAGEM <prima>

NB: Esta de dizer que os Enfermeiros não têm vocação para a pré-hospitalar é ignorar que essa assistência foi muito incentivada por mim, a partir dum caso:
Assim, o Francisco foi dar um passeio de mota.
Estava frio.
Vestiu o casaco de costas para o peito para não apanhar tanto frio, no dito peito.
Chovia.
Escrregou e caiu na valeta e desmaiou, porque bateu com a cabeça em coisa dura.
Os bombeiros chegaram e viram que tinha a cabeça virada para as costas, segundo a indicação do casaco vestido ao contrário.
E endireitaram-lhe a cabeça, seguindo a orientação do casaco vestido com a frente para o dorso.
Ao chegarem à urgência informaram-nos: «enquanto tinha a cabeça virada para as costas ainda respirava; quando lhe endireitamos a cabeça sentimos o estalinho e parou de respirar.»

Este caso serve de rampa de lançamento para outros menos radicais, mas que nos recomendam as vantagens de as consequências dos acidentes começarem, a redução, no local do acidente.
Por isso sempre defendi que esse serviço devia ser entregue aos Enfermeiros, porque fica menos oneroso (depois faço contas) e é mais eficaz.
Convém recordar que a primeira hora de embate, nas urgências é da exclusividade dos Enfermeiros; por isso há países que já não têm Médicos em presença física, nas Urgências, porque são os Enfermeiros que condicionam, a partir da gravidade da situação, a vindo ou dos Médicos.
Poupar na farinha para gastar no farelo, não é economia; é outra coisa, parecida com menos respeito pelas vida das pessoas acidentadas, transportadas à pressa e mal.

Com amizade e respeito por quem é como é,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário