sábado, 27 de maio de 2017

ÚLTIMA HORA


ENFERMEIRA DIRETORA DO CHSJoão CONTINUA A PROIBIR A GREVE DOS ENFERMEIROS

Acabo de chegar de CHSJoão, one constatei que a Enfermeira Diretora, foi intimidar os Enfermeiros do serviço de Ortopedia e do de Cirurgia Geral para darem apoio a uma equipa extra-hospitalar que está a fazer as cirurgias que deviam e podiam ser feitas em tempo normal: os SIGIC.
Os Enfermeiros ameaçados, oscilam entre dois poderes; o sindical, que em greve, exclui esta tarefa extra-função e o do centro hospitalar, que os ameaça com procedimento disciplinar.
Com o ministro, que temos na saúde, não podemos falar, porque não constamos da sua lista de cúmplices, na coisa.
Até duvido que saiba da nossa existência.
Não obstante sorri, nas câmaras televisivas, perante as investidas sindicais, como fez ontem,  na greve de fim-de-semana, método habitual, naquela tendência sindical comunista.
Porém, quando a nossa greve silenciosa, atingir o ponto de saturação, que prevemos, é capaz de gemer.
NB: esta diretora é, continua a ser, professora duma escola de Enfermeiros, o que nos leva a supor que monstros está a formar, para a vida dura de Enfermeiros, que os espera: é para serem escravos obedientes dos exploradores, como é o caso, em que se está a meter hoje?
Vou citar um ministro ex. de seu nome Correia de Campos, que anulou a eleição de Enfermeiros para o cargo de diretores feita pelos seus pares, porque lhe saiu na rifa um sindicalista (eu próprio), para que não se repetisse. Pode orgulhar-se da m...que fez.
Mas a alternativa da escolha por... não parece a melhor maneira de preencher este lugar, por pessoa que tenha dado mostras de equidistância e independência, enquanto Enfermeira.
Para o cargo ser desempenhado por gente assim, começo a duvidar se vale a pena, aos Enfermeiros ter tão má representação hierárquica.
A Ordem dos Enfermeiros e o Tribunal se encarregará de fazer justiça aos Enfermeiros, que coagiu ameaçando. Para mim, já basta o doloroso castigo de ter de atuar, com a firmeza necessária que gostaria de não usar numa Enfermeira, não obstante estar a por-se a jeito, provocando-nos.
Já agora e para terminar, informo-vos:
Se algum dos Médicos da produção adicional (SIGIC) der uma ordem a um Enfermeiro dos internamentos, este não tem que a cumprir; somente cumpre a prescrição médica, desde que esteja escrita. A produção adicional é da responsabilidade de equipas extra-hospitalares, enquanto contrato, onde perdem qualquer função hierárquica.
(José Azevedo) p'la FENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário