domingo, 25 de junho de 2017

ESPERÁVAMOS UMA RECOMPENSA DAS EPEs



COMO SE FAZ UM ESPECIALISTA ENFERMEIRO

1 - Tem de se matricular numa escola e pagar elevadas propinas do seu bolso.

2 - Tem de frequentar os estágios pesados, em horários fora do seu horário de trabalho e fora do seu serviço habitual, tantas vezes a dezenas de kilómetros do seu local de trabalho, onde apenas lhes dão o dia do exame e a véspera, tantas vezes tentando reduzi-lo a um só dia.

3 - Quem encaixou as especialidades nas escolas há-de ir para o inferno direitinha, pois para fazer favor às escolas, opôs-se  a que se cumprissem as nossas exigências, que era fazer as especializações em serviço, onde inclusivamente, estão os monitores das escolas. Um internato para Enfermeiros como há para os Médicos. Até podia ser igualzinho.

4 - Simplesmente, os que se opuseram a isso, da especialização em serviço, como os Médicos, são os mesmos, que não aceitam as especialidades, na carreira, nem a carreira. Mas pior do que esse lixo é o lixo das EPEs,  que as explora sem lhes ter facilitado a obtenção da especialização e não lhes dando um cêntimo por isso. 
Classificam o especialista como um "criminoso" que, contra tudo e contra todos teima em ser especialista. Como a especialidade não é reconhecida pelo lixo profissional (conhecem melhor classificativo, usem-no; porém, na nossa agência de classificação, estão ao nível do lixo, como as contas do país), que influi nos consumidores, com objetivos perversos, que os exploram gratuitamente. Reparem; há casos, em que, até, pagam, para não perderem o treino.
A outra que fez de má ministra disse, infelizmente; se eles trabalham de graça, por que hei-de estar a gastar dinheiro com eles?!
Só que este paradigma está a chegar ao fim e os abusos tão descarados, tão cheios de lixo, têm de acabar, pois os Enfermeiros não merecem isto; merecem mais e melhor, até melhores dirigentes.Temos de ser capazes de por fim a estes abusos e injustiças e discriminações, num governo, que se diz social e, num País, que se diz, de Direito!

COMO O ERÁRIO PÚBLICO PAGA AS ESPECIALIZAÇÕES DO MÉDICO

1 - O Interno Médico começa o internato, numa especialidade.
2 - Tem colocação garantida, muitas delas nas 3 grandes ou maiores cidades.
3 - Não paga propinas, porque não tem escola; são os formadores Médicos, mais experientes, que lhes ensinam a prática recheada da teoria suficiente.
4 - Acabada a formação fazem um exame com um júri da Ordem dos Médicos e do Internato.
E têm colocação assegurada, porque têm uma carreira, onde estão previstas as densidades das especialidade, que são de 100%. Uns com tudo outros com nada; eis a noção de equidade  do nosso governo.
Quem não tem conhecimento dos problemas com as vagas de especialidades para os Médicos?

Para terminar, este ponto:
Já há Enfermeiros a substituir os Enfermeiros especializados, na sala de partos, por especialistas desativados, há anos, mas que são do quadro e cansados; tudo em nome da justiça que devem aos arredados e da segurança, que esperamos a Ordem examine e discipline.
Não lembraria ao diabo que uma parteira, colocada na consulta de otorrino, por causas que não vêm ao caso, seja colocada, agora, na sala de partos, para substituir uma parteira treinada, não remunerada e, quando reclama um pagamento justo, recebe do lixo que temos, a retirada para serviço de medicina.
Imaginem quantos erros se cometem para fugir à justiça:
Uma parteira destreinada, vai substituir a treinada e a parturiente que se lixe, dita o lixo;
Vai tratar velhos, que já estão a acamar nas cirurgias, como hospedeiros, para as cirurgias, se atrasarem e sobrarem para os hospitais privados, operados pelo pessoal cirúrgico dos hospitais públicos envelhecidos, propositadamente.
Há coisas destas que são um exclusivo português.

p'la FENSE

José Azevedo e Fernando Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário