quinta-feira, 7 de setembro de 2017

SERVIÇOS MÍNIMOS II


PARA TIRAR DÚVIDAS

QUEM DETERMINA A QUANTIDADE E QUALIDADE DE SERVIÇOS MÍNIMOS É QUEM CHEFIA O SERVIÇO.

1 Faz a escala nova e diária para determinar o número mínimo de Enfermeiros necessários.
2 Começa por distribuir os serviços mínimos aos não grevistas e completa-os com os aderentes à greve.
3 Os restantes Enfermeiros do serviço declaram à chefia que estão em greve a qual deve fazer mapa diário dos grevistas não incluídos nos grevistas para efeito de justificação de faltas
4 Os Enfermeiros em greve que não são escalados para serviços mínimos não precisam de estar em presença física, no serviço, nem precisam de ir lá, visto que compete à chefia fazer a lista diária dos que asseguram os serviços mínimos.
5 Os serviços de pediatria, psiquiatria, cuidados intensivos e de urgências; os cuidados mínimos são iguais aos máximos normais, nos internamentos .
6 Nas urgências, a prioridade de atendimento é a que está no cartão de triagem.
7 Sendo a chefe do serviço que determina os serviços mínimos é, também ela que impede a classificação habilidosa de falsas urgências.
8 Os serviços da chefia são comandar os serviços mínimos; por isso se pretender aderir à greve os seus serviços mínimos são a chefia dos serviços mínimos dos seus subordinados. Não deve prestar cuidados diretos aos doentes, pois não deixa de ser chefe por causa da greve.
Nota importante:
Os serviços mínimos não podem ser tantos que anulem a eficácia da greve, nem podem ser tão poucos, que criem nos doentes situações de não retorno ou irreversíveis.
Ora para dimensionar corretamente estes dois direitos: o da greve eficaz, que incomode e perturbe o funcionamento normal, por um lado;
O da satisfação que das necessidades, que evitem situações irremediáveis,nos doentes os cuidados a prestar obedecem aos princípios da proporcionalidade, da adequação e da necessidade.

As eventuais dúvidas ligar para 96 30 22 117 ou 913891003, fora dos horários normais das sedes dos sindicatos  responsáveis pela greve (SE e SIPE).
Pela FENSE,
José Azevedo e Fernando Correia
Qualquer dúvida

Sem comentários:

Enviar um comentário